domingo, 10 de setembro de 2017

Sobre assumir a responsabilidade





O mundo não pode conter nenhuma imagem real de si mesmo, pois ele não pode se autocriar. A perspectiva da natureza como criadora espontânea da vida, sendo ela mesma um fator “externo”, do qual a mente não teria parte em seus desígnios extra-humanos, é rapidamente corrigida se pensarmos que a Mente é una e não pode deixar a Sua Fonte, que é interna, pois Deus não está lá fora. Quando certo ponto de vista procura igualar a natureza a Deus, isso tem que ser levado em consideração. O fenômeno da vida se expandindo em matéria como uma ordenação em mente certa pode ocorrer, mas não é espontâneo, pois se a vida é um efeito na natureza convém perguntar qual seria sua causa. Os gregos nomeavam tal princípio em mito através da ideia de um titã, de nome Gaia, que estendia a vida na natureza.
Sendo assim, podemos afirmar que nada acontece lá fora que não tenha sido antes pensado por alguma mente. No caso dos princípios, seria então tal ato trazido pela mente de Gaia? ou pelo Deus do gênesis? Há sempre algum mito de criação que eleva a matéria ao pressuposto de portadora da vida. Mas, se as criações são extensões, como se deu a primeira extensão?
Uma forma de apreender o princípio único que criou toda forma de vida é aceder o mistério da criação ao mito. Falamos há pouco sobre Gaia. Outra forma é encontrar um pressuposto no tempo que angarie a resposta como tal. No entanto, como diz o Livro Texto, todo mito de criação se confunde com a própria origem do ego, pois ele gostaria muito de te engodar na seguinte questão: quem és tu? Obviamente, buscar pela origem do homem no artifício do tempo pode trazer muita especulação intrigante, não é mesmo?
O Curso em Milagres não busca dar essa resposta, senão nesta forma: um dia, surgiu no Céu uma ideia diminuta e louca da qual o Filho de Deus se esqueceu de rir. A falta de alegria não poderia ser produzida no Céu. Assim, a criação do mundo é um mito em separação e tristeza.
                Como aconteceu realmente não nos cabe saber. A especulação metafísica das origens não é absolutamente nosso assunto agora. Mudar tua mente não quer dizer “trazer de volta pelo início”. Para desfazer esta diminuta ideia tudo o que precisamos são: fé, estudo e trabalho. A fé em saber que Sou Filho Perfeito de Deus e isso não pode ser desfeito. Consequentemente, sou todo amor e a felicidade é a característica que rege minha existência. Estudo para mudar minha mente, pois uma mente sem treino não é capaz de realizar coisa alguma. E trabalho, pois disciplina demanda empenho.
                Certamente, agora uma dúvida paira no ar: se a vida originou-se do próprio desejo de separar-se, qual a origem da matéria? Ainda e igualmente, esta pergunta confunde-se com as origens do ego, e para isto responderemos apenas que a vida é dada por Deus como uma dádiva para que se possa lembrar Dele.
Nada é mais apavorante que desencadear uma nova forma de pensar. A especulação sobre as origens da vida é  conforme ciência  válida até esbarrar no fenômeno homem. O homem não se desenvolveu, ele sempre foi. Ele é o meio e o fim da expiação. A Mente Certa não possui muitas formas. A vida é um bem estendido pela mente certa, mas ela se realiza a si mesmo no homem. E o homem é responsável pela vida no planeta e por tudo o que acontece nele.
As criações são extensões, e tudo o que acontece em tua vida é uma direção a que te destes enquanto estavas assumindo que o mundo era algo “exterior”. Agora, pouco a pouco o Ser Que Deus Criou deixa claro para ti que as imagens são espelho mundo da tua mente. Escolher certo é escolher pela Vontade de Deus, que é a tua vontade mesma. Assumir a responsabilidade por este mundo torna-se uma obviedade diante desta perspectiva. As imagens mundo são tua criação. A expiação virá em teu favor para que sejam usadas promissoramente para o teu desfazer.
Isto é tudo. O Curso em Milagres é um curso prático para a cura da mente. Ele não está dividido em fases ou estabelecido através de propugnações. A meta de Um Curso em Milagres não é encontrar respostas para um mundo irreal, e sim satisfazer as condições pelas quais se possa escapar deste mundo. Jesus venceu o mundo. Seu princípio é puro amor, sem especulação.
                Ainda uma coisa precisa ser dita: por mais que a curiosidade científica pareça esmiuçar os parâmetros da matéria para encontrar respostas sobre seu funcionamento “autônomo”, os princípios de correção (como a medicina e toda a área da saúde, assistência social, qualquer forma de magistério), de criação (engenharia, exatas em geral) e de especulação e conhecimento (letras, sociologia, direito e afins), são áreas dignitárias diante da capacidade em estender, mas não podem em si mesmas fazer real o que não pode aceder ao conhecimento tal qual o Curso em Milagres apresenta este termo. Por fim, as ideias de cura são extensões no tempo do amor de Deus em nossos irmãos como médicos, por exemplo. As outras áreas tem que partir desta inspiração. De acordo com isto, este aprendizado também pode ser estendido por qualquer um deles, que venha a ser um Professor de Deus. A responsabilidade por este mundo surge de uma entrega total, inclusive para nossa função aqui.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário