sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Um passarinho no chão

Para Fernanda Conciani e João Silvério

Aqui é a Praça da Luz?
O que é um pássaro caminhando no chão? É um desperdício, um enguiço, uma tolice, o que será? Apenas os ingênuos responderiam “sim” a qualquer uma destas perguntas ou às suas variantes. Um pássaro no chão não é nada. É um momento em que o pássaro teve consciência da amplitude de si, não teve medo e pousou no chão. Dirão alguns que talvez lugar de pássaro seja o céu pra sempre. Engano — ao chão pássaro vem em busca de alimento, pois no sempre-sempre voo sua gastronomia estaria restrita aos insetos voadores, coincidências de modos gafanhotos, ou talvez uma estridulante borboleta em sua toleima de voo louco. Bem...tem aí o beija-flor, mas o beija-flor é um romântico incorrigível, e seu frenético bater de asas é cansativo até de ver.

Acho mesmo que pássaro que não quer o chão, mas é sábio, aproveita ao menos o pender das frutas. Aliás, o pouso do pássaro no galho da árvore semelha uma espécie de intervalo: nem chão, nem céu. A árvore, o fio do poste, o muro, são os seus não-lugares. (Eu não gosto destas expressões que dizem o inverso pelo continente: não lugar. Mas o mundo é assim mesmo e muita vez o que vale é o deixar como está).
O pássaro, voltemos, acho intrigante seus modos no chão. Mas alguns detestam e falam ainda em aleijo de asas, feridas tão profundas, mas esses não sabem nem pousar! São pássaros meio burros. Daí se estatelam no chão ou põem a culpa na existência do estilingue que nunca viram. Um pássaro no chão, aproveitar para beber água ou tomar banho — isso é bom, refresca. No chão: comer pipoca, palitar o jacaré e não ter medo nenhum de monstro. Um dia, o pássaro olha para o céu e vê sua casa. Voa, volta, voa, volta. É tão simples, pois lugar de pássaro é o mundo, e o mundo é o todo canto dele, pelo além de si.
Obrigado por ler até aqui. És bem vindo aqui. Te amo.



Agora eu vou!
 

2 comentários:

  1. uma vez eu li assim "procura-se desesperadamente um amigo que saiba se aproximar de um passarinho" (rita apoena). eu sempre lembrei disso e hoje estou feliz porque eu tenho um amigo que sabe mais que isso, sabe desvendá-los.

    ResponderExcluir
  2. hoje e minha vez, tao maravilhoso e este meu despertar, meu amigo, agora entendo o pequeno passaro a alimentar em meu pequeno quintal alguns dias atras, que maravilha, obrigado por exixtir nesta minha existencia.Deste meu coracão para teu lindo coracão.

    soniavatan

    ResponderExcluir