quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Coisas que entendi: “Raciocínio Racional”

Assista ao vídeo e em seguida leia o texto



Concordo que este vídeo seja mesmo para se rir. A expansão da consciência nos alcança também pela sombra. Mas eu, depois de rir, levei o vídeo a sério. Sempre tive esse mau costume de levar as coisas a sério, embora fossem qualquer bobagem, coisa à toa as quais ninguém devota seus pensamentos,  pequenas ocorrências da vida exprimindo anseios para medir o exato, mas pela via insólita destes meios-termos.

Mas entre o insólito e o insípido existe uma larga fenda. Por exemplo: adoro observar o trajeto das formigas. No trajeto das formigas estão escritos em garatujas o nome de todas as pessoas. Mas se uma formiga soubesse falar, ela não saberia disto. Esse é o ABC que não foi ensinado na escola. Esse é o ABC de outro raciocínio: racional.

O psicólogo suíço Dr. Carl G. Jung falava da irrupção de um conteúdo inconsciente. Isto acontece quando um cidadão dito normal recebe uma momentânea descarga de conteúdos inconscientes em sua mente, ou seja, uma ideia súbita se apodera do individuo e ele passa a falar para além de sua maneira habitual, muitas vezes transmitindo conteúdos dos quais ele mesmo não é consciente. Foi o que aconteceu com este senhor. Se atentarmos bem, no inicio da sua fala ele está com um semblante irritadiço, como que pronto para um “ataque”, nos termos que se usa essa palavra no livro Um Curso em Milagres. Contudo, de repente, ele aparenta transformar-se. Seu semblante torna-se luminoso, as sobrancelhas se arqueiam, e o olhar agora é outro, é vívido! Nesse momento começa o discurso aparentemente desprovido de significado. Ora, o significado dos conteúdos do inconsciente é simbólico, disso se sabe há muito por conta da psicologia dos sonhos.  Neste caso em particular, este senhor está nos dizendo que há um mercado simbólico, um lugar de trocas, um ponto de articulação entre artefatos mentais, que se localiza no id, ou seja, no mais profundo ou no ‘mais encéfalo’, e é lá que é o verdadeiro mercado, o verdadeiro lugar no qual se busca aquilo de que se necessita.  O que esse Mercado quer é o desenvolvimento da alma, e não o comércio com suas pesquisas mundanas, pois esse é o Verdadeiro Mercado, o Mercado do Eu Verdadeiro, que está no íntimo, ou seja, dentro de nós.


Terceiro olho!

Engraçado ainda notar que a palavra "epífase" não é dicionarizada. Mas no dicionário Houaiss pode-se encontrar para o prefixo "ep(i)-" duas significações: ‘em cima’ e ‘muito perto’. Logo, a palavra "epífase" seria algo como ‘fase alta’, ‘fase final’ ou ainda ‘fase próxima’. Dificilmente um homem simples saberia articular de maneira tão adequada a etimologia destes termos. A "célula epífase", contudo, seria a Célula mais Alta, a Célula da Fase Final.
Os escritos gnósticos, as escrituras sagradas dos orientais, o Vedanta, por exemplo, e modernamente o Curso em Milagres apontam todos para esta mesma verdade: todos Somos parte de Deus e, sendo assim, Ele está em cada um de Nós, e Somos um com Ele. A salvação não é uma possibilidade devotada a alguns eleitos, mas uma memória esquecida, que pode ser gentilmente relembrada. No Curso em Milagres está dito:
O nome de Jesus é o nome de alguém que foi um homem, mas viu a face de Cristo em todos os seus irmãos e se lembrou de Deus. Assim, ele veio a se identificar com Cristo já não mais um homem, mas um com Deus.” (UCEM – ET – pág. 89).
Neste caso em particular, a irrupção do conteúdo inconsciente na mente deste senhor nos trouxe uma mensagem divina, de luz. Dificilmente aquele senhor estivesse ciente da mensagem que transmitiu — oxalá esteja agora. Entretanto, A voz por Deus falou através do senhor Antonio Carlos Ferreira de Sena, salve a Ele, nosso amigo, nosso irmão, meu parente.
Ademais, boa parte daquilo que é risível mostra-se assim por não ser compreensível. É uma defesa nossa. Óbvio que manifestações tão inusitadas como as daquele vídeo são mesmo engraçadas, mas isso não quer dizer que não mereçam nossa atenção. Eu já disse, por exemplo, que no trajeto das formigas está traçado o nome de todas as pessoas. Entendam como puder.


4 comentários:

  1. Olha que um dia eu e Igor comentávamos sobre o discurso desse senhor e ele disse que talvez eles estivesse conscientíssimo do q ele disse. Igor "traduziu-me" tudo o que ele disse. Para quem é "de fora" como eu, parece piada, mas para quem entende o q esse senhor disse, como o Igor e até o senhor, não tem nada de "sem-noção". vou pedir para igor comentar a opinião dele.

    ResponderExcluir
  2. Aproveitando "coisas que entendi" eu lembrei do video:
    http://www.youtube.com/watch?v=MQ9UavYxLXc&feature=related
    Gde abraço.

    ResponderExcluir
  3. Ipofise, existe eh uma glandula e esta localizada no meio do cerebro, existem antigos estudos que dizem que a alma esta localizada la.

    O que este homem diz tem total sentido e é bem profundo, todas as pessoas nao percebem simplismente por que nao qurem.

    ResponderExcluir
  4. Há alguns dias eu estava mostrando videos desse tipo para a minha namorada (entrevistas com gente fora dos "padrões normais") , e esse foi um deles (o qual já conhecia pelo menos desde a época que esse post foi publicado).

    Comecei a estudar o UCEM há cerca de 4 anos. Desde que revi esse video a fala desse senhor me ficou na cabeça, e com aquele dizer "Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias" em mente, fiquei refletindo e tentando ver se tinha como traçar alguma relação com os conhecimentos do curso.

    Hoje resolvi pesquisar se havia mais alguma informação sobre esse senhor, e um dos primeiros resultados que apareceram no google foi essa postagem. Que coisa...

    ResponderExcluir