terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Um sonho que tive


Transferências ou camadas?

Algum tempo atrás, sonhei que andava por uma rua onde havia um hospital. Na capela, estava sendo velado o corpo do meu primo, que falecera há algum tempo. Na porta da capela do hospital, em pé, vestido com trajes de luto e chapéu-coco, como os que Charles Chaplin usava, estava o meu amigo Cícero, que mora em Fortaleza. Eu fiquei impressionado com a presença dele naqueles trajes e questionei o que fazia ali, pois ele sequer conhecera meu primo. Lembro que fiquei contente com essa consideração por parte de Cícero e prossegui meus caminhos no sonho, até que acordei. Entretanto, acordei do sonho dentro do sonho. Ou melhor, acordar mesmo, não acordei, mas parecia  que eu tinha acordado. No entanto, sabia que ali ainda era sonho. Senti-me intrigado com a memória de mim estabelecendo contato comigo nesses termos tão inadvertidos, pois eu era ali apenas uma consciência no sonho, isto é, eu sabia que estava sonhando — a imagem de mim era eu mesmo — mas tudo era irreal, se é que vocês me entendem. Se não entendem, entendam isto: eu levantei neste “sonho do sonho” e já me percebia agora caminhando por uma rua conhecida, que era a mesma do hospital de antes. Lembro que ainda pensei: “eu sonhei com este lugar!”. Então vi novamente o hospital, e na porta estava novamente o Cícero, com os mesmos trajes luto, mas sem o chapéu-coco. Então me dirigi até ele muito entusiasmado com tudo, e lhe disse: “ei, Cicero! Eu sonhei contigo, rapaz! Aqui mesmo, neste lugar etc.” Cícero olhou para e mim e disse que era assim mesmo, que sonho era a mesma coisa que a realidade etc. Lembro ainda que nesta segunda parte do sonho caminhei próximo ao mar, vi algumas pessoas, depois disso acordei.

Este sonho eu tive no ano passado, no mês de abril, e a impressão que causou em mim foi tão profunda quanto uma revelação. Nunca mais o esqueci.  Ainda não tinha iniciado a leitura de “Um Curso em Milagres”, mas o sonho pareceu para mim uma espécie de preparação à mensagem nova.

Um comentário:

  1. Olha, pior q sei o q é acordar no próprio sonho... e mais: às vezes estou em um pesadelo e penso dentro dele: "Não vou me desesperar pq estou num pesadelo e agorinha vou acordar!". Agora, que mistério está por trás disso, não sei. Só sei q muito intrigante esses fatos...

    ResponderExcluir